Segundo o levantamento do Google for Startups[1], o Brasil terá déficit de 530 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI) até 2025. Isso ocasiona em uma dificuldade de encontrar bons currículos e um aumento significativo de salários para os profissionais dessa área. Desse modo, a formação de uma equipe interna de TI pode ser custosa e trabalhosa. Uma das opções para melhorar esse processo é a terceirização de especialistas.
A terceirização de desenvolvedores de software, ou outsourcing em inglês, é o ato de contratar serviços de tecnologia, incluindo programação, análise de requisitos, analista de qualidade de software ou tester, entre outros, a partir de um fornecedor externo.
Há várias empresas que utilizaram do outsourcing no desenvolvimento de seus produtos. Por exemplo, o WhatsApp[2] utilizou da terceirização no seu desenvolvimento, com um investimento de US$250.000. Em 2014, a empresa foi vendida para o Facebook por US$16 bilhões. Outro exemplo é o Skype[3] que utilizou de outsourcing para realizar o desenvolvimento do back-end. O Skype chegou a ser o programa mais baixado no mundo durante a pandemia do COVID-19.
A terceirização de equipes de TI pode oferecer várias vantagens. As principais contribuições são:
Acesso a talentos especializados e qualificados
Recrutar os talentos mais qualificados do mercado é uma tarefa difícil. Com a terceirização, é possível escolher entre os desenvolvedores mais especializados, conforme as habilidades específicas necessárias para o projeto. Além disso, não haverá a necessidade de treinamento ou capacitações para equipe de desenvolvimento[8][9].
Melhoria da qualidade
Ao contratar desenvolvedores com experiência e conhecimento em tecnologias e metodologias emergentes, é possível otimizar a qualidade e eficiência dos projetos[17].
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[1] https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/05/31/brasil-tera-deficit-de-530-mil-profissionais-de-tecnologia-ate-2025-mostra-estudo-do-google.ghtml
[2] https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2014/02/19/facebook-anuncia-compra-do-aplicativo-whatsapp.htm
[3] https://istoedinheiro.com.br/numero-de-usuarios-do-skype-cresceu-70-durante-a-quarentena/
[4] https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0268401220315000?via%3Dihub
[5] https://dl.acm.org/doi/10.1145/1536616.1536648
[6] https://ieeexplore.ieee.org/document/5196934
[7] https://sciendo.com/article/10.2478/orga-2013-0026
[8] https://dl.acm.org/doi/10.1145/1536616.1536648
[9] https://sciendo.com/article/10.2478/orga-2013-0026
[10] https://sciendo.com/article/10.2478/orga-2013-0026
[11] https://ieeexplore.ieee.org/document/5196934
[12] https://sciendo.com/article/10.2478/orga-2013-0026
[13] https://dl.acm.org/doi/10.1145/1536616.1536648
[14] https://sciendo.com/article/10.2478/orga-2013-0026
[15] https://dl.acm.org/doi/10.1145/1536616.1536648
[16] https://sciendo.com/article/10.2478/orga-2013-0026
[17] https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0268401220315000?via%3Dihub